quarta-feira, 28 de maio de 2008

Das pu




Dois acontecimentos bacanas que foram por mim descobertos essa semana:


1º) hoje ocorreu o lançamento da 4ª edição da revista Norte. Assim, já está disponível a continuação de Mariposa - uma puta história, o folhetim escrito por um grupo de prostitutas sobre o qual já escrevi. Desta vez, serão dois capítulos publicados. Não é só por ser muito entusiasta de projetos como esse que eu estou curiosa para ler. Realmente, ao ler a introdução por elas escrita, fiquei com vontade de saber mais.


2º) descobri, ao ler o site do Beijo da Rua, jornal feito no Rio de Janeiro que aborda temas relacionados à prostituição, que fotos feitas com a prostituta Jane Eloy, modelo da Daspu, ganharam um prêmio no Sony World Photography Awards na categoria Moda. O prêmio foi entregue em abril, em Cannes, à fotógrafa Isabela Pacini - que em 2006 fotografou a campanha primavera-verão da grife Daspu.
Acho ótimo que nas fotografias de Moda vencedoras não apareçam modelos brancas famosérrimas, extremamente magras e produzidas. E que os cenários não sejam exuberantes. Que não sejam campanhas dos estilistas renomados e que os padrões de beleza vigentes na nossa sociedade não estejam sendo reforçados.
Eis, acima, uma das fotos premiadas. Para ver mais e em melhor qualidade, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Penso na "Das Pu" como uma das coisas mais originais, ironicas e legais que eu ja vi em termos de 'moda'. "Moda cooperativa", a partir do nome do simbolo-maior das patricinhas do pais, feita por prostitutas da boca do lixo e com slogans altamente provocadores.

Gosto DEMAIS de saber que isso existe.

E acho muito legal que uma campanha dessas seja premiada e exposta: realmente, uma quebra do padrao fotocopia que impera nessas revistas especializadas e desfiles "conceituais" todos iguais.

(beijito!)

Moysés Neto disse...

é verdade, mas admito que ainda me é bastante estranho gostar dessas fotos... enfim, é foda ver o quanto os estereótipos nos dominam sem que possamos os controlar.

Unknown disse...

Têm o BJ, que é de um amigo meu é tipo o Garagem do Uruguay...quando perguntei no hotel o recepcionista me achando com cara de mauricinho me disse...
- No es recomendable, es una casa chica de rock'n'roll.

A próxima vez q fores pinta lá fica na ciudad vieja Soriano esquina com Florida