segunda-feira, 3 de março de 2008

A antropologia me dá medo (e o resto do mestrado também)

Hoje descobri que um amigo querido, sociólogo, foi chamado para um curso de alguns meses na Folha de São Paulo. E que depois pode ser contratado para trabalhar no jornal. Ele decidiu não iniciar o mestrado em sociologia para estudar/trabalhar na Folha. Alegro-me imensamente porque até eu, com a minha vontade e vocação zero para a reportagem, me esforçaria para trabalhar lá. Alegro-me mais ainda por saber que o jornalismo será menos cretino com o Amaro entre seus profissionais.

(Pequena observação: particularmente, acho ridícula a campanha da Fenaj e do Sindicato dos Jornalistas do RS que defende os "Jornalistas por formação: melhor para o jornalismo, melhor para a sociedade", justo em um momento em que os cursos universitários se preocupam em formar técnicos em colocar sites no ar ou máquinas de escrever lides. E não seres pensantes, capazes de críticas consistentes ou o aprofundamento de algum assunto).



Hoje, mesmo dia em que Amaro mudou para o jornalismo, eu voltei para a antropologia. Eu bem que tento fugir, mas não consigo abandonar de vez (embora tenha desistido depois de três anos e meio remando no curso). Amanhã começa minha muito esperada vida de mestranda em comunicação, justamente com uma cadeira de Teorias da Cultura, bem distante das novas tecnologias e da estética dos meios. Estou morrendo de medo, mesmo. Serei eu capaz?

5 comentários:

Vica disse...

Antropologia é uma coisa que eu gostaria muito de estudar.

amo são paulo disse...

jornalista é pra isso.
Tem que criticar mesmo, observar, se pronunciar.
Amiga, nada de medo.
medo tem que ter o safado, o podre, o filho da puta.
Não tu. Não mesmo.

E eu adoro as manifestações, especialmente vindo de pessoas que amo tanto.

G.D. disse...

Que pergunta boba ("Serei eu capaz?").

LOGICO que sim. Oras!

Apenas pelo teu "encantamento de sobra" e tua "indignacao" tu ja inicia a rota da pesquisa academica melhor que a MAIORIA que pretensamente quer estar la (e olha que eu sei do que falo...).

Fora isso, tu tem muito mais a oferecer e vai brotar dessa tua experiencia muita coisa incrivel e de gabarito.

Aposto ate dinheiro.

(muitos) beijos

Moysés Neto disse...

Antropologia é tranqüilo, o problema é o Levi-Strauss.

Não te preocupa. O que estudamos com vontade e curiosidade a gente aprende, e bem.

Gui disse...

tu é uma figura mesmo...

e diz pro mox não falar do Levi-Strauss porque daqui a pouco ele fará cem anos...