sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os candidatos e os moradores de rua

1) Matéria publicada na ZH de domingo sobre o posicionamento dos candidatos à prefeito em relação aos moradores de rua. Sempre a mesma jornalista, que insiste em utilizar as palavras "constrangimento" e "extorsão" para se referir a essa parte da população.
Incrível a declaração do candidato Carlos Gomes, que acredita que tais pessoas deveriam ser retiradas à força das ruas, já que não é correto que "40 ou 50" seres fiquem constrangendo os cidadãos. Além de demonstrar uma postura autoritária, prova que é um ignorante, já que não sabe que na cidade que pretende governar existem mais de mil pessoas em situação de rua.
E mais: Maria do Rosário reforça a representação social dominante sobre os sem-teto ao dividí-los em dois grupos, os que apresentam algum distúrbio psicológico e os que andam armados e são ameaça. São, portanto, problema de internação psiquiátrica ou de prisão pela Brigada Militar. E só. Não apresenta nenhuma proposta sobre melhoria dos abrigos, sobre continuação do Programa de Reinserção à Atividade Produtiva (RAP), sobre mais respeito das polícias com esses sujeitos. Seu comentário desconsidera a diversidade de motivos que leva os indivíduos para as ruas e os faz ali permanecer e os reduz a duas categorias estereotipadas.
2) Entrevista com Maria do Rosário publicada hoje em ZH. Questionada sobre "o pior de Porto Alegre", responde: as pessoas que vivem na rua.
Não poderia ter me deixado mais triste.

8 comentários:

Anônimo disse...

E mais:

Na MESMA reportagem, o dito candidato "oficial" do "bundamolismo law and order", Onyx, trouxe a questao do apoio "religioso" aos moradores de rua, sob a forma de abrigos e fomento das pastorais e abrigos.

OK, nao foi a melhor ideia (estilo "catequese"), mas TODOS parecem ser mais sensatos do que a PIADA do PHS e do que a CANDIDATA DO PT o partido que ainda cre possuir o "MONOPOLIO DA SOLIDARIEDADE HUMANA".

Anônimo disse...

E o que me deixa preocupada é ver que o senhor prefeito tem um discurso "menos pior" sobre essa questão. Logo ele, que teve uma gestão marcada pelo ataque e perseguição a essas pessoas. Imagino só o que vem por aí, caso outro candidato vença as eleições.

Vica disse...

Não sei quem é o pior nessa eleições... um mais ignorante e imbecil que o outro... acho que vou votar nulo, porque a coisa tá feia.

Achutti disse...

Eu responderia que o pior de Porto Alegre são, DISPARADO, os candidatos à prefeitura...

Lamentável DEMAIS...

Unknown disse...

e falando nessa moça...dá uma lida no meu blog...

Moysés Neto disse...

Acho que a Rosário não tem a percepção real do problema, mas, pelo histórico, pode dar uma boa solução. A representação dela foi estereotipada (Foucault: louco ou criminoso), porém pode ser revista pelo que ela pregou até agora como militante dos DH.
Não dá para comparar a trajetória da Rosário com o Onyx, é loucura total. Esse nivelamento esquerda/direita do GD eu não aceito de jeito nenhum.
Certamente, como já disse e escrevi, a campanha vem sendo uma merda, especialmente a da Rosário. Mas não dá para achar que as coisas seriam iguais.
Não acho um desrespeito total achar "triste" a situação dos moradores. Acho que é uma opção livre e tem que respeitar a alteridade, mas não é legal a situação de quem morre de frio, de fome ou vive fumando uma pedra atrás da outra. Bem ou mal, é compreensível essa "tristeza".

natalia. disse...

Lógico que as pessoas podem achar essa situação triste, porque ela é, na maior parte do tempo. Entretanto, não foi isso que ela falou. Ela falou que são as piores coisas da cidade e que são problema a ser resolvido ou pela polícia ou pelos hospitais.

Enfim, não acredito que se ela fosse eleita seria pior para as pessoas que vivem na rua do que está sendo agora, mas um candidato precisa se informar mais sobre uma situação que tem sido abordada constantemente pelos meios de comunicação - e também precisa cuidar o que diz. Não pode esperar que os eleitores contextualizem. Quem precisa contextualizar o que diz são os candidatos.

Juriká disse...

Realmente é muito TRISTE a "situação" política de Porto Alegre... (e só SITUAÇÃO, já que "oposição" é lamentavelmente legitimadora do 'status quo' maniqueísta-punitivo-teo-salvacionista).