quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Comemoração de aniversário: 8 anos do Boca de Rua

O jornal Boca de Rua há 8 anos mostra uma realidade que não aparece na grande mídia. Ao revelar esta outra verdade, contribui para a formação de pensamento crítico de todos os cidadãos.
Neste sábado, os integrantes do Boca de Rua reunir-se-ão para comemorar os 8 anos de existência do projeto e conversar com seus leitores. A partir das 14h, na Redenção, estarão expostas fotografias realizadas pelos moradores de rua em uma oficina realizada neste ano. Os jornais novos e antigos poderão ser comprados.
Há 3 anos, depois de muita persistência, consegui entrar para a Rede Boca. Logo que conheci o jornal, tive vontade de participar, mas não foi fácil encontrar e convencer a Clarinha. Os primeiros momentos no projeto foram de um estranhamento enorme e exigiram de mim um grande esforço para que conseguisse me adaptar - embora, por vezes, pense que ainda não consegui.
Por mais que o projeto enfrente muitas dificuldades e que muitas vezes as reuniões sejam cansativas e tumultuadas, eu posso afirmar que fazer parte deste jornal é um motivo de orgulho. Certamente, desde setembro de 2005 a minha vida e o meu olhar sobre ela foram profundamente modificados - e continuam sendo, a cada segunda-feira. Eu só tenho a agradecer aos integrantes do jornal, que me aceitam (mesmo com a minha braveza), me ensinam, me fazem sorrir e chorar. E aos queridos que compuseram a Rede Boca nestes anos, Manoel, Clarinha, Nanda e Rosina, que compartilham as alegrias e as dores deste trabalho.
Apareçam para falar com os guris (é provável que eles até cantem).
(O Bocão, que aparece sentado na foto do convite, é o único integrante que participa desde a fundação do jornal. Quem segura o cartaz é a querida Chineza. Certamente ela ficaria lisonjeada de estar ali.)

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho! Bj

Anônimo disse...

Interessante como os estigmas ficam contagiosos e de repente pelo meio da tarde, eu assumi uma certa postura de "a gente" (os integrantes do Boca e os que estavam ao lado) contra "o mundo" (o resto que passava olhando com uma certa repulsa para aquelas pessoas mal-vestidas).

O olhar do Guarda Municipal, durante uns 9 segundos, "vendo" se nao havia nada de errado naquele ajuntamento foi MUITO significativo.

Fico MUITO grato por ter partilhado dessa experiencia!

Unknown disse...

Pois é...mas na real é q chique são eles...os artistas...eu sou peão na história toda...